Com a proximidade do verão e da temporada de férias, a sempre vívida Europa vai ficando ainda mais atraente. As árvores estão vistosas; os jardins, floridos; o tempo, ensolarado; os PUBs, cheios; e as belas meninas, de minissaia. Tudo muito lindo. E pensar que até poucas semanas atrás quase ninguém se arriscava a sair de casa sem estar bem agasalhado da cabeça aos pés.

Junto com esse verdadeiro clima de euforia, chegam também os eventos culturais, os shows e, obviamente, as festas. Separamos aqui alguns dos melhores eventos que vão tomar conta do calendário de junho. Quem sabe você não se anima para um passeio de bike pelado por Londres, ou em visitar uma das exposições de arte de maior prestígio no mundo, ou ainda curtir alguns dos melhores festivais de música que rolam por todo o velho continente.

Legal, né? Então confira abaixo as dicas que separamos para você.

Mostra Velázquez – Paris, na França

Mostra Diego Velazquezem Paris

Considerado um dos melhores pintores de todos os tempos, Diego Velázquez, o grande retratista da época dourada espanhola, é tema de uma exposição nas Galeries Nationales du Grand Palais, em Paris. Apesar da falta de Las Meninas, obra-prima permanentemente exposta no Prado, em Madri, a mostra parisiense traz uma excelente retrospectiva da carreira do pintor.

Quando: até 13 de julho
Onde: Galeries Nationales du Grand Palais (3 avenue du Général Eisenhower, Paris)
Quanto: de 9 a 13 euros
Ingressos e mais informações: http://www.grandpalais.fr/

Bienal de Veneza, na Itália

Um dos melhores escultores do continente africano, El Anatsui é um dos 35 artistas negros selecionados para a mostra deste ano

Um dos melhores escultores do continente africano, El Anatsui integra o time de 35 artistas negros selecionados para a mostra deste ano

Veneza, na Itália, transformou-se em uma grande galeria para receber um dos eventos artísticos de maior prestígio no mundo. Sim, estamos falando da Bienal de Veneza. Desde os famosos canais que cortam a cidade até uma fábrica de navios de guerra abandonada , tudo virou espaço para instalações e manifestações artísticas. E não pense que você só vai encontrar esculturas e pinturas, como na maioria das bienais. Há também espaços dedicados ao cinema, ao teatro, à dança e à música. Este ano, a curadoria da mostra ficou por conta do nigeriano Okwui Enwezor. É a primeira vez que um africano ocupa o cargo, procurando revelar o que chama de “pontos cegos da cultura”. Então não é por acaso que dos 136 artistas selecionados, 36 sejam negros, a maior seleção negra da história do evento. Racismo é um tema frequente.

Quando: até o dia 22 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h.
Onde: diversos pontos da cidade
Quanto: de 10 a 25 euros, conforme idade. Visitas guiadas são pagas à parte
Ingressos e mais informações: http://www.labiennale.org/en/Home.html

Naked Bike Ride 2015 – Londres, no Reino Unido

Naked Bike Ride em Londres | Foto: Henrique Andrade Camargo

Naked Bike Ride em Londres | Foto: Henrique Andrade Camargo

Para mim, esse era um dos eventos de verão imperdíveis na época em que morava em Londres. Todos os anos estava eu lá no Hyde Park, o maior e mais belo parque da cidade, conferindo esse protesto divertidíssimo contra a dependência dos combustíveis fósseis. Mas uma pergunta sempre pairava no ar: precisa ficar pelado para protestar contra o petróleo e o carvão? Se for, avisem o pessoal do Greenpeace. rs Brincadeiras à parte, a resposta quase séria veio de uma conversa com um dos organizadores do passeio: “você estaria aqui se estivéssemos todos vestidos?” Definitivamente não, brother!

Bom, você certamente gostou da ideia, mas talvez não tenha coragem de tirar toda a roupa para rodar a cidade. Acertei? Não esquenta. O nu total não é obrigatório. Vá tão pelado quanto conseguir. Com relação às bikes, você pode alugar em uma das muitas lojas espalhadas pela cidade. Ou, melhor ainda, alugue direto da companhia de transporte da cidade.

Quando: 13 de junho, às 14h
Onde: Marble Arch, Hyde Park
Quanto: suas roupas e sua vergonha
Mais informações, como ponto de encontro e mapa do trajeto: http://wiki.worldnakedbikeride.org/index.php?title=London_Marble_Arch

Open Air Concert 2015 – Praga, na República Tcheca

Orquestra Filarmônica Tcheca

Orquestra Filarmônica Tcheca

Está virando tradição para a Filarmônica Tcheca fechar sua temporada de concertos com uma apresentação ao ar livre. Este ano, a apresentação será bem em frente ao deslumbrante castelo da cidade. Conduzidos pelo maestro Jiří Belohlávek e acompanhados pelo pianista Kirill Gerstein, os músicos prestarão homenagem aos 600 anos da morte de Jan Hus, santo tcheco que foi queimado pela igreja católica por conta de suas ideias reformistas. Tem tudo para ser uma noite emocionante.

Quando: 17 de junho, às 20h20
Onde: Castelo de Praga, em frente à entrada principal
Quanto: Grátis

Sónar – Barcelona, na Espanha

Sónar, um dos melhores festivais de músca eletrônica do mundo | Foto: Matt Biddulph/CC

Sónar, um dos melhores festivais de músca eletrônica do mundo | Foto: Matt Biddulph/CC

Se você gosta de música eletrônica, é lá que vai querer estar entre os dias 18 e 20. The Chemical Brothers, Autechre, Hot Chip, Skrillex, FKA Twigs e Duran Duran são as grandes atrações do Sónar deste ano. Além disso, a atmosfera do Sónar se espalha por toda Barcelona, com instalações artísticas e eventos paralelos em todos os cantos da cidade. Até atividades para as crianças pode-se encontrar por lá.

Quando: de 18 a 20, de junho
Onde: diferentes pontos de Barcelona
Quanto: entrada para todos os dias em todas as atividades, 195 euros; duas noites, 125 euros; uma noite, 72 euros; Sónar by day, 54 euros
Mais informações: http://sonar.es/en/2015/

Glastonbury Festival – Somerset, no Reino Unido

Cerca de 200 mil pessoas participam de cada dia do Glastonbury, o maior festival de música do Reino Unido

Cerca de 200 mil pessoas participam de cada dia do Glastonbury, o maior festival de música do Reino Unido

Duas coisas são garantidas no maior festival de música de todo o Reino Unido: muita diversão e muita sujeira. Mas desde que a primeira opção flua no ritmo das bandas do line-up, quem é que se importa se tradicionalmente a chuva transforma o local dos shows e do acampamento (sim, a galera fica acampada durante os cinco dias de festival) em um verdadeiro mar de lama? Certamente não as cerca de 200 mil pessoas que marcarão presença diária no evento. Este ano, alguns dos destaques do palco principal ficam por conta do Foo Fighters, Motörhead, Kanye West e The Who. Não gostou? Não se preocupe, o festival conta com 10 palcos diferentes, cada um dedicado a um estilo musical específico. Certamente um deles vai “falar” com você.

Quando: de 24 a 28 de junho
Onde: Worthy Farm, Pilton, Shepton Mallet, Somerset, BA4 4AZ, Inglaterra
Quanto: 200 libras, mas os ingressos estão esgotados (quem sabe não rola um cambista por aí?). Então e adiante para o próximo ano
Mais informações: http://www.glastonburyfestivals.co.uk/

The Garden Festival – Tisno, na Croácia

The Garden Festival: oito dias de festa sem parar. O que mais alguém pode querer da vida? | Foto: Heather Shucker

The Garden Festival: oito dias de festa sem parar | Foto: Heather Shucker

Uma festa que dura nada menos do que oito dias, com DJs e bandas revezando-se em quatro palcos e com festas bombando a bordo de 20 barcos ancorados nas águas cristalinas do Mar Adriático. O que mais alguém pode querer da vida?

Quando: de 1° a 8 de julho
Onde: The Garden Tisno, Petrica Glava 34, 22240, Tisno, Croácia
Quanto: 240 euros
Ingressos e mais informações: http://thegardenfestival.eu/

Like this Article? Subscribe to Our Feed!

(Visited 577 times, 1 visits today)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.