Hoje, o ZOROPEANDO abre espaço para responder a uma dúvida da nossa leitora Giovana Carlos. Ela quer saber se menores de idade desacompanhados e com autorização dos pais podem viajar para a Europa.

Cara Giovana. Primeiramente obrigado pelo contato e por acompanhar o ZOROPEANDO. É um prazer ter a oportunidade de esclarecer dúvidas de nossos seguidores.

A princípio, a resposta para a sua pergunta é sim, menores desacompanhados podem viajar por toda a Europa, desde que tenham os devidos documentos em mãos.

Mas antes de falarmos sobre a papelada necessária, é preciso entender como a Europa, enquanto bloco, está dividida hoje. Basicamente, para o turista basta saber que existe a União Europeia (UE), grupo de 28 países que signatários de um tratado político-econômico no continente; e o espaço Schengen, que reúne 30 países europeus – não necessariamente membros da UE – que têm suas fronteiras abertas para livre circulação das pessoas.

Por que é importante saber isso?

Pelo simples fato de que se seu filho(a) – ou qualquer pessoa livre – for viajar por países dentro do espaço Schengen, ele precisará apresentar-se na área de imigração somente uma vez  e no país do primeiro desembarque. Mesmo que seja apenas uma parada rápida para conexão a outra nação, é ali que ele(a) terá seu passaporte carimbado.

Vamos supor que ele(a) esteja indo de São Paulo para Praga, na República Tcheca, voando pela TAP (confira aqui nossa avaliação da TAP). O voo sairá de Guarulhos ou de Campinas com destino a Lisboa, onde então o passageiro fará a transferência para outra aeronave. Não importa que o viajante esteja indo a outro país europeu. É ali em Lisboa que ele passará pelo departamento de imigração, conseguindo o visto para viajar por todo o espaço Schengen durante 90 dias, sem a necessidade de passar por nenhum outro ponto de imigração.

Agora vamos supor que de Praga, ele(a) queira ir a Londres. Bom, aí a conversa muda um pouco de rumo. Apesar de fazer parte da UE, o Reino Unido, cuja capital é Londres, não faz parte do espaço Schengen. Então ali, novamente, será preciso passar pelo processo imigratório, como havia ocorrido em Lisboa, em nossa simulação. Não importa se a viagem é feita de avião, ônibus ou trem. O processo é o mesmo.

Documentos

Além de passaporte válido, é claro, o menor precisará de uma autorização de viagem para o exterior, com firma reconhecida dos pais ou responsáveis. Se um dos pais não puder assinar a autorização, deve-se requerer o documento na Vara da Infância e da Juventude. O ideal é que essa autorização seja ao menos em português e inglês (clique aqui para acessá-la) para evitar a necessidade de traduções juramentadas.

Hospedagem pode ser problema

O ponto problemático dessa viagem de menor desacompanhado é a questão da hospedagem. Hotéis da UE costumam não aceitar menores de 20 anos sem que estejam com pais ou responsáveis, independentemente de terem autorização para viajarem sozinhos.

Portanto, recomendamos sempre entrar em contato com o fornecedor da acomodação para saber se não há problemas em se hospedar por lá e pedir uma resposta formal por email para registro.

Vea também:
Manual de viagem de menores brasileiros ao exterior

Autorização de viagem de criança e adolescente

Viagem Legal

Like this Article? Subscribe to Our Feed!

(Visited 10.095 times, 98 visits today)
  1. Isabela Pasin says:

    Olá!
    Estou planejando uma viagem para ano que vem em meados de abril para a Europa. Um tuor por lá. Pretendo ficar pelo menos 30 dias. Mas existe um detalhe, sou de menor. Terei 17 anos quando essa viagem ocorrer. Irei como mochileira. E pretendo me hospedar em albergues. Eu e mais dois primos, também de menor.
    Pelo o que li acima, não existe nenhum país na Europa que proíba a entrada de um menor desacompanhado. Mas, gostaria de saber de alguma restrição em que poderei ter enquanto estiver lá, como lugares, pontos em específico.

  2. eu pretendo ir sozinho pra grecia em julho e terei 17 anos, existem algum hotel ou lugar que podem me indicar la?

  3. karolinee alves says:

    Eu (23 anos) irei a Londres em abril com uma prima minha ( 17 anos ). Ja temos a reserva do hotel , passagem de ida e volta ,declaração do meu empregador dizendo que estou de férias junto com a tradução,declaração de matricula da faculdade minha e da minha prima, cartao de transporte , vouchers de passeios , 1000 libras e além disso levaremos cartões internacionais .Vamos levar uma carta de de consentimento permitindo ela viajar comigo em ingles com as assinaturas dos pais delas reconhecido firma , cópias do rg dos pais delas e certidão de nascimento.O passaporte dela já vem com a autorização para viajar desacompanhada.Estou em duvido em relação a imigração , preciso levar mais algum documento. Será que vamos ter algum problema?

    • Olá Karolinee,
      Acho q vcs estão com tudo em cima. Não deveriam encontrar problema nenhum na imigração.
      Mas obviamente isso vai depender do humor do agente, que pode desconfiar de tudo o q vc está apresentando a ele.
      Mas acredito q tudo dará certo.
      Desejo boa viagem a vc e sua prima.
      E aroveitem. Londres é demais.
      abs
      Zoropeando

  4. lucas Santos says:

    olá, tenho uma pergunta.
    eu pretendo ir a londres agora no final do ano ou em fereiro mas terei 17 anos ainda pois faço aniversario so em abril. eu sei que se eu tiver a autorização eu posso viajar normalmente. mas a minha duvida é em relação a autorização.

    essa autorização que voce fala é a que tem no passaporte ? quando o de menor emite e os pais preenchem um formulario autorizando viagens internacionais ? ou é outro tipo de autorização ??? obrigado.

  5. Renata Anastacio says:

    Ola, Viajarei com minhas 2 filhas (14 anos cada), mas o pai delas não vai nos acompanhar. Passaremos por Lisboa, Barcelona, Roma e Paris. Pelo que li até agora, aqui no Brasil precisaremos apresentar autorização do pai com firma reconhecida. Minha dúvida é se esse documento (em portugues) também será aceito na nossa chegada em Lisboa e nos demais aeroportos que passaremos, principalmente em Paris, de onde iremos retornar ao Brasil. Agradeço se puder nos auxiliar com isso.

  6. Giovanna says:

    E no caso de menor com a autorização de viagem com poderes pelos já impressa no passaporte? É necessário a autorização de viagem mesmo assim para circular nos países europeus?

    • Oi Giovanna.
      Se a autorização de viagem com poderes já está impressa no passaporte, não deveria haver problema.
      De qualquer forma, para ter uma segurança a mais, providenciaria a autorização. Ou, ao menos, mandaria um email para os consulados dos países a serem visitados abordando o assunto.
      Espero ter ajudado.
      abs

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>