Uma triste notícia abalou os fãs do esqui alpino na tarde de ontem (13), quando três pessoas foram mortas por uma avalanche nos Alpes franceses. O acidente, que também envolveu outras 10 pessoas, ocorreu na estação Les Deux Alpes, em Grenoble.

Mapa da estação Les Deux Alpes, na França

Mapa da estação Les Deux Alpes, na França, onde uma avalanche matou três pessoas | Imagem: Reprodução

Apesar de triste, casos como esse fazem, em média, 150 vítimas fatais todos os anos. É comum a sinalização de alerta para o perigo nas pistas dos Alpes europeus. Então, quem sobe a montanha nevada está avisado de que o pior pode acontecer a qualquer momento.

Mas não entremos em pânico. Sim, avalanches surgem sem avisar, mas as chances de que tudo se passará bem nas pistas são muito maiores. Mesmo assim, diante dessa realidade, você acaba tendo três opções: desistir de esquiar, assumir o risco e se divertir a valer ou estar minimamente preparado para enfrentar essa situação delicada e, assim, aumentar suas chances de sobrevivência enquanto se diverte a valer.

Como o esquiar é uma das experiências mais fantásticas que alguém pode ter na vida, seria lamentável que você simplesmente desistisse dessa aventura. E como disse antes, é bem mais provável que nada de errado ocorra enquanto você desliza montanha abaixo.

Não sabe esquiar? Então aprenda com esse vídeo do campeão Robert Puente

Confira abaixo algumas dicas importantíssimas de sobrevivência caso você tenha a infelicidade que enfrentar uma avalanche.

1 – A primeira coisa a se fazer quando você avistar (ou provocar) uma avalanche é tentar escapar dela, desviando do caminho que a onda de neve tende a seguir.

2 – Se possível, tente se agarrar a algo, como uma árvore, por exemplo.

Sobrevivendo a uma avalanche

Imagens: Wikihow

3 – Como as dicas anteriores são bem difíceis de se fazer e dependem de variáveis completamente incontroláveis – afinal, como você vai se agarrar a algo se não houver nada em seu caminho; ou como desviar da avalanche uma vez que ela te pega de surpresa? – essa terceira dica acaba sendo uma das mais importantes: ao ser atingido por uma avalanche, comece a nadar. É sério!  Isso vai te ajudar a ficar perto da superfície, evitando o seu sufocamento e facilitando a vida da equipe de busca.

Sobrevivendo a uma avalanche

4 – Caso você não consiga manter sua cabeça para fora da neve, cave um buraco na frente do seu nariz. Isso vai evitar o seu sufocamento. Se possível, também erga um braço acima da neve para facilitar a sua localização pelas equipes de resgate.

Sobrevivendo a uma avalanche

5 – Tente manter a calma e evite lutar contra a neve. Dependendo do caso, isso pode drenar suas energias, além de afundá-lo ainda mais, dificultando sua localização.

6 – Grite, principalmente se ouvir pessoas por perto.

Saiba mais na página da Universidade de Princiton

Like this Article? Subscribe to Our Feed!

(Visited 827 times, 4 visits today)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.