Agenda cultural: julho é o mês dos festivais na Europa (parte 1 de 2)
Em julho, há um verdadeiro festival de festivais aqui na Europa. Se você tropeçar, é bem capaz de cair em cima de um deles. E não é só a música o único elemento artístico a entrar na roda. Não, não! Muitos dos eventos unem ao line-up musical também o teatro, a dança, as belas artes e tudo mais que couber dentro do balaio.
Então confira a primeira parte da nossa agenda com os festivais mais legais do mês e divirta-se!
Grec – Festival de Barcelona/Espanha
Esse é o principal evento do ano em Barcelona, a cidade que é símbolo do verão europeu. Tem música, dança, teatro, circo e muito mais, inclusive a cidade de Barcelona, que por si só já é um espetáculo a parte.
Uma curiosidade: apesar do festival ser realizado em diferentes endereços, ganha o nome Grec por conta do teatro open-air homônimo, construído para a Exposição Mundial de 1929 (mesmo evento que ocorre este ano em Milão).
Quando: até 31 de julho
Onde: diversos endereços
Ingressos e mais informações: http://lameva.barcelona.cat/grec/en/
Wireless – Londres/Inglaterra

O Wireless se autoentitula “a melhor festa de Londres”. Pelo line-up, dá até para acreditar Foto: Andrew Whitton/Visit London
Com a autodenominação de ser a melhor festa de Londres e um line-up de arrebentar, é de surpreender que os ingressos ainda não estejam totalmente esgotados para o Wireless. Drake, Avicii, David Guetta e Nicki Minaj são apenas alguns dos nomes que vão subir ao palco do Finsbury Park, o simpático parque ao norte da capital inglesa.
Quando: de 3 a 5 de julho
Onde: Finsbury Park, Londres/Inglaterra
Quanto: 68,75 libras esterlinas (337 reais) por dia
Ingressos e mais informações: http://www.wirelessfestival.co.uk
T in the Park – Perthshire/Escócia
Esse é o maior festival de música – e um pouco de dança – da Escócia, que tem a fama de ter sempre o que de melhor há no mercado musical. Pelo line-up deste ano, a gente acredita que a fama é bem justificada, com Kasabian, David Guetta, The Libertines, Noel Gallagher, The Prodigy, Stereophonics e Fatboy Slim, só para citar algumas das atrações deste ano. Uma outra fama do festival é a de ter jovens bêbados seminus jogados pelos cantos do recinto do evento. Nada mal, afinal de contas estamos falando de shows de rock, não de croché!
Quando: de 10 a 12 de julho
Onde: Strathallan Castle, Perthshire/Escócia
Quanto: 91,75 libras esterlinas (450 reais) por dia
Ingressos e mais informações: http://www.tinthepark.com/
Stop Making Sense Festival – Tisno/Croácia
SMS é a abreviação para Short Mesage Service (em tradução livre, serviço de mensagens curtas, que é o nosso tradicional torpedo enviado pelo celular). Mas sugestivamente, a sigla deixa de fazer sentido quando estamos falando de um dos festivais de maior sucesso de crítica: o Stop Making Sense (pare de fazer sentido), em Tisno, na Croácia. Então se você quer curtir as férias do jeito certo, o SMS faz todo o sentido possível, apesar do nome. O evento é a mistura perfeita para quem gosta de cair na festa, mas não abre mão dos momentos dedicados exclusivamente ao relaxamento. Este ano, Skream, Jackmaster, Martyn e Anja Schneider encabeçam o line-up do SMS. Mas se/ou quando você cansar, certamente haverá um canto para sentar, curtir um drinquezinho e ficar simplesmente de pernas para o ar.
Quando: de 16 a 19 de julho
Onde: Tisno, na Croácia
Quanto: 80 libras esterlinas (392 reais) para os quatro dias de evento
Ingressos e mais informações: http://stopmakingsense.eu/sms-tickets/
Festival Internacional de Benicàssim/Espanha
Considerado um dos festivais mais consistentes da cena indie, Benicàssim, como é conhecido pelos íntimos, terá este ano atrações como Blur, Portishead, Godspeed You! e Black Emperor. Nunca ouviu falar de nenhum deles? Ok! Mas antes de dizer que não vai, talvez você queira saber que a bela juventude que certamente estará presente no evento, não se importa em tomar banho completamente pelada nos banheiros coletivos. Mas quem é que se importaria, se todos ali estão também estão nus? E antes que nos atirem pedras e nos chamem disso e daquilo, ressalto: espiar não é pecado nenhum! #prontofalei
Quando: de 16 a 19 de julho
Onde: Benicassim/Espanha
Quanto: 45 euros (156 reais) por dia; 160 euros (555 reais) para todos os dias
Ingressos e mais informações: http://fiberfib.com/index.php