A nova Sala da Filarmônica de Szczecin, ao noroeste da Polônia, acaba de vencer o Prêmio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia – Mies van der Rohe 2015. O projeto deixou outros 420 concorrentes para trás e faturou a premiação de maior prestígio na arquitetura em toda a União Europeia.

Visão panorâmica da nova casa da Filamônica de Szczecin, na Polônia | Foto: Simon Menges/Prêmio de Arquitetura da União Europeia

Visão panorâmica da nova casa da Filamônica de Szczecin, na Polônia | Foto: Simon Menges/Prêmio de Arquitetura da União Europeia

Concebido pelos arquitetos Fabrizio Barozzi, da Itália, e Alberto Veiga, da Espanha, um dos pontos que mais surpreendem no prédio é a sua luminosidade. Com a fachada de vidro sendo iluminada de dentro para fora, a obra ganha um ar de modernidade ao mesmo tempo em que suas linhas se adequam ao belo contexto local, composto por monumentais igrejas neogóticas, edifícios de estilo clássico e até mesmo guindastes portuários.

Enquanto função prática, o prédio abriga uma sala para orquestras que comporta até mil pessoas, além de uma sala menor, voltada à música de câmara, para 200 espectadores e que pode ser usada também para conferências e exposições.

Interior da casa da Filamônica de Szczecin | Foto: Maciej Cybulski/Filamônica de Szczecin

Interior da casa da Filamônica de Szczecin | Foto: Maciej Cybulski/Filamônica de Szczecin

Outro ponto interessante da sala de concertos, erguida em 2014, é o local em que foi construída. Ela está exatamente onde ficava o histórico prédio da Konzerthaus, que foi completamente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, cujo fim se deu há exatos 70 anos (saiba mais aqui).

Tour virtual http://filharmonia.szczecin.pl/en

Para assistir a uma das inúmeras apresentações da Filarmônica de Szczecin ou de outras atrações da sala, é possível reservar seus ingressos pelos telefones +48 91 431 07 20 110/111 ou +48 539 94 94 54. O pagamento das entradas deve ser feito no máximo a sete dias do concerto. Uma outra alternativa é comprar o ticket diretamente na bilheteria local.

O calendário da nova Sala da Filarmônica de Szczecin pode ser conferido no site http://filharmonia.szczecin.pl/en.

Like this Article? Subscribe to Our Feed!

(Visited 386 times, 2 visits today)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.