O dia ontem foi novamente extenuante! Será que valeu a pena? Pelas belas paisagens que encontramos no caminho, com destaque para um lago secreto no qual o professor Dourival, que viaja comigo, e eu demos um mergulho daqueles beeeeem refrescantes, sim, dá para dizer que o saldo foi positivo.

Lago na região de Pardubice: praia dos tchecos

Lago na região de Pardubice: praia dos tchecos

O problema foi superar os limites do corpo pelo segundo dia consecutivo e sob um sol de, sei lá, quase 40ºC e sensação térmica de 80ºC. Estava calor pra diacho. O pior é que nossos pontos de hidratação (entenda-se pubs, bares, biroscas ou qualquer coisa do tipo) onde planejávamos beber boas águas tchecas (cerveja), estavam todos fechados.

Isso pegou a gente de surpresa. Dos 71 quilômetros percorridos, calculo que ao menos 40 tenham sido por “cidades fantasmas”. Talvez os vilarejos não mereçam essa denominação: nem mesmo almas penadas pareciam dispostas a passear pelas ruas da Bohemia. Que coisa, não?

Também judiou um pouco o caminho percorrido. Se no primeiro dia tivemos dificuldades com trilhas arenosas, ontem enfrentamos diversas subidas. A pior delas, dói no coração falar, foi um esforço desnecessário. Dourival, no comando da navegação, percebeu muito tarde que estávamos indo para a direção errada (ponto negativo para você, professor!).

Atrás da igreja há um bar. Foi só mais um de tantos pontos de hidratação fechados

Atrás da igreja há um bar. Foi só mais um de tantos pontos de hidratação fechados

Mas não há de ser nada. Passada a dor nas pernas, pescoço, mãos, pés e costas, tenho certeza de que as lembranças que vão ficar serão as dos gentis tchecos que nos ofereceram água, maçã e deram a dica do lago secreto. Ou daquele segundo lago em nosso caminho. Esse não tão secreto, mas muito interessante e cheio de gente nadando. É a forma como

Túneis verdes: vista agradável e sombra refrescante

Túneis verdes: vista agradável e sombra refrescante

o povo daqui resolve dois problemas de uma vez só: o calor e a falta de mar.

E hoje tem mais! 🙂 :-/

Like this Article? Subscribe to Our Feed!

(Visited 387 times, 2 visits today)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.