Promete ser literalmente deliciosa a Expo 2015, que começa amanhã, dia 1° de maio, em Milão. Com o tema “Alimentando o planeta, energia para a vida”, o evento vai até 31 de outubro e deve receber mais de 20 milhões de pessoas de todo o mundo. Todas elas famintas para saborear as atividades expostas por 145 países – entre eles o Brasil – dos cinco (ou sete?) continentes. Ali, chefs de cozinha e arquitetos vão exibir o que há de melhor em cada país, ao mesmo tempo em que destacam suas técnicas de produção focadas em inovação e sustentabilidade. Veja abaixo o spot (em inglês) da Expo 2015.

Tradicionalmente, as feiras universais, que datam de meados do século 19 – a primeira foi realizada em Londres, na Inglaterra, no ano de 1851 – têm o objetivo de mostrar ao mundo toda a evolução humana em diferentes áreas. Assim, diversos produtos que beiram – ou então beiravam – a fronteira do conhecimento foram lançados em eventos como esse. Alguns exemplos são: a colheiteira, o elevador, as primeiras máquinas de costura, a iluminação externa baseada na lâmpada elétrica, linhas de montagem para automóveis, a televisão etc.

O Expo Gate, na Piazza Castello, é o portão de entrada para os visitantes da Expo 2015

O Expo Gate, na Piazza Castello, é o portão de entrada para os visitantes da Expo 2015 | Foto: Stefano Stabile/CC

Agora, na cidade italiana, os organizadores da exposição prometem um evento que mostrará não apenas o progresso humano. Pela primeira vez na sua história, o evento será “uma oportunidade de promover discussão e cooperação entre nações, organizações e empresas para desenvolver estratégias conjuntas e melhorar a qualidade de vida e do meio ambiente”. Assim, o desafio da Expo 2015 é também abordar a questão da sustentabilidade, não só no que se refere aos pavilhões, mas também ao tema do evento, envolvendo aí toda a cadeia da alimentação, o uso eficiente de recursos como a energia e a água, bem como a luta contra o desperdício.

Mas a Expo 2015 não ficará restrita às atividades expostas nos estandes dos países tampouco a comida. Milão se preparou para receber 20 milhões de turistas e não quer fazer feio. Para isso, renovou seus principais monumentos e planejou uma programação de eventos paralelos, com muita música, concertos e exposições de arte.

Projeto do pavilhão da Itália para a Expo Mundial de Milão

Projeto do pavilhão da Itália para a Expo Mundial de Milão | Foto: Divulgação

Para saber mais sobre a Expo 2015, visite o site oficial do evento (além do italiano, ele também está disponível em inglês e francês).

Serviço Expo 2015

Quando: De 1º de maio a 31 de outubro, das 10h às 23h.

Quanto: 27 euros, ingressos à venda no site oficial do evento.

Onde e como chegar: A Expo 2015 será realizada na área metropolitana de Milão, a trinta minutos da Praça do Duomo. Portanto, não importa muito em que parte da cidade você vai se hospedar (aliás, fique de olho nas acomodações: os preços estão bem salgadinhos), certamente haverá uma boa conexão de transporte público para chegar até lá.

Você pode planejar sua jornada com o Giromilano, ou conferir o mapa do transporte público central da cidade ou ainda checar o mapa do metrô de Milão.

Like this Article? Subscribe to Our Feed!

(Visited 238 times, 1 visits today)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.