Festivais naturebas e um tanto selvagens dão o tom de agosto
Agosto bate em nossas portas avisando que a festa do verão europeu está chegando fim. É a última chance para aproveitar os dias bonitos e quentes, (não se você estiver na Irlanda, que é sempre frio e cinza, ok?), de usar (ou apreciar quem usa) shortinhos e minissaias, de tomar aquela deliciosa cerveja nos biergartens…
Em breve, tudo isso vai acabar.
E talvez por isso os festivais de agosto ganhem um tom ligeiramente selvagem, com muita coisa rolando em meio à natureza. Então, o momento agora é de aproveitar a pernada final dos dias quentes e o rescaldo dos festivais. Ainda tem atrações muito legais para curtir em diversas cidades europeias.
Confira nossa agenda abaixo:
Wilderness – Oxfordshire/Reino Unido
Palestras, debates, spa e aulas de yoga, além de muito contato com a natureza. Como você pode vr aqui (e nos outros festivais também), o clima alternativo está tomando conta de agosto. Tem também passeio à cavalo, natação selvagem (e pelada, para os naturistas) e, por sinal, até um festival de música (precisava?). No line-up estão atrações como Bjork, Ben Howard e George Clinton.
Quando: de 6 a 9 de agosto
Onde: Charlbury, OXFORDSHIRE/REINO UNIDO
Quanto: 165.99 libras esterlinas
Mais informações: http://www.wildernessfestival.com
Sziget – Budapest/Hungria
Budapeste é dividida em três parte: de um lado do Danúbio está Buda e o castelo; do outro, Peste e o Parlamento. E o terceiro? Bem, o terceiro não está nem de um ado nem do outro do rio, mas em seu centro. É a ilha Óbudai, que foi transformada em lindo parque cheio de atrações para os visitantes e que, uma vez ao ano, recebe o Sziget, um dos maiores festivais do verão europeu. Duvida? Pois bem, o evento tem umas 200 performances diárias, abrangendo grandes nomes do mundo pop, como Robbie Williams, Kings of Leon e Kasabian, sem deixar de lado os aspirantes a astros do rock, do jazz etc.
Quando: de 10 a 17 de agosto
Onde: Óbudai-sziget (a ilha), Budapeste/Hungria
Quanto: 219 euros para cinco ou sete dias de festival, com camping incluso; ou 55 euros por dia
Mais informações: http://pt.szigetfestival.com/
Way Out West – Gothenburg/Suécia

Way Out West é o festival mais natureba entre todos os naturebas. Comida? Só vegetariana. O editor adorou! | Foto: Fluff/Wikimedia
Taí um festival que o editor do ZOROPEANDO iria gostar. Talvez nem tanto pela música, que este ano tem no line-up atrações como Pet Shop Boys, Beck e Ellie Goulding (nada contra, mas também nada a favor), mas por conta da aura sustentável que emana do Way Out West. E o ponto que mais atrai é a comida, lógico. No cardápio, só receitas vegetarianas. É o paraíso para o editor gorducho que não come carne.
Quando: de 13 a 15 de agosto
Onde: Gothenburg/Suécia
Quanto: 895 coroas suecas
Mais informações: http://www.wayoutwest.se/
Green Man – Brecon Beacons/Reino Unido

Além das bandas arrebentando no palco, o Greenman tem a natureza ao redor como uma das principais atrações do festival. Muito bom | Foto: Divulgação
Esse é outro eventos culturais que tem a natureza como uma importante coadjuvante,contribuindo para o prestígio desse que é um dos festivais mais interessantes do Reino Unido. Tem cinema, comédia, áreas para família e, dizem, boa comida e bebida. Claro que a música não fica de fora. Este ano, a atração principal da festa será o Super Furry Animals.
Quando: de 20 a 23 de agosto
Onde: Glanusk Park, em Brecon Beacons/Reino Unido
Quanto: 165 libras
Mais informações: http://www.greenman.net
Rock en Seine – Paris/França

The Hives, no Rock en Siene 2007. Outro festival em que a natureza compete com as atrações do palco | Foto: Chin tin tin/Wikimdia
De astros consagrados a promessas do mundo do rock e do pop, o Rock en Seine é um dos maiores festivais do verão francês. Sempre realizado no último fim de semana de agosto, rivaliza com as bandas do line-up o próprio local do evento. Instalado no Domaine national de Saint-Cloud, pertinho de Paris, o parque é o lugar ideal para amantes da natureza. Com 460 hectares de jardins, conta com fontes e esculturas espalhadas por todo lugar.
Quando: de 28 a 30 de agosto
Onde: Domaine national de Saint-Cloud, do ladinho de Paris/França
Quanto: 49 euros por dia ou 119 euros o passe de três dias
Mais informações: http://www.rockenseine.com/