Nota 10: alunos que pedalam ganham pontos na Itália
Deu no EcoD, um dos principais portais de sustentabilidade do Brasil: alunos que vão à escola de bicicleta ganham pontos em escola da Itália. A notícia vem da pequena cidade de Aprilia, a 30 km de Roma, que busca incentivar o uso do transporte sustentável entre os mais jovens.
O ideia foi dada por um garoto chamado Lorenzo Catalli. Em uma das viagens de carro com o pai, enquanto estavam presos em um engarrafamento, ele concluiu que seria mais simples se todos pudessem dispensar o automóvel. A partir desse pensamento, desenvolveu um dispositivo que calcula data, horário e distância do percurso realizado, estimando também a emissão de CO2 evitada.
Dessa forma, passou a ser possível conferir o desempenho ciclístico real de cada um e converter essa informação em notas no sistema de avaliação. Os pontos são acumulados somente com o mínimo de frequência de três ou quatro vezes por semana indo de bicicleta para a instituição.
“Os estudantes já contam com uma variedade de atividades que podem ser realizadas para formar o crédito de formação, como trabalhos voluntários, atividades artísticas, estudo de línguas. Pela primeira vez, o uso da bicicleta, por seu valor ecológico, passou a ser uma delas”, afirmou o diretor da escola, Antonio Perrone, à BBC Brasil.
* Com informaçoes do EcoD
Angelica Navaro says:
Interessante…