Finalmente os brasileiros terão um passaporte com a mesma validade em vigor na maioria dos países:10 anos. O antigo expirava depois de cinco anos de sua expedição. O prazo valerá para os três tipos de passaporte: diplomático, oficial e comum, desde que seus portadores sejam maiores de idade (para menores de idade, a validade fica entre um e quatro anos, conforme a idade do solicitante). O novo documento será entregue a todos que fizeram sua solicitação a partir do dia 6 de julho.

Segundo a Polícia Federal, algumas mudanças foram feitas para tornar o passaporte mais seguro, como a implementação de um novo sistema de criptografia (segurança digital) para proteger as informações gravadas no chip do documento, e marcas d’água visíveis apenas por meio de raios ultravioletas.

Mas esses avanços não são de graça. A taxa para tirar o passaporte saltou de 156,07 para 257,25 reais, o que representa uma alta de 65%.

Achou caro? Então senta, que pode piorar. Esse valor pode subir se o documento for solicitado em caráter de urgência – geralmente fica pronto em um dia – ficando em 334,42 reais. E se o documento antigo não for apresentado na solicitação do novo, o preço sobe ainda mais, indo para 514,50 reais.

Então, querido leitor, cuide bem do seu passaporte, pois não sei de outro país em que é tão caro obter esse documento.

Like this Article? Subscribe to Our Feed!

(Visited 95 times, 1 visits today)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.